Buscar
  • Pedro Stein

LIDERANÇA E POLÍTICA



Com base no livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Claro que a apresentação física, comportamental e oral também são fundamentais, afinal as autoridades políticas são exemplos para toda a sociedade. Contudo, na política é fundamental estar aberto às mudanças, quebrando paradigmas. O papel do líder é servir constantemente ao povo.


Quero, nessa pequena introdução, fazer cada um refletir o que mais importa para melhor vivermos em sociedade. A liderança, buscar ser líder dentro de uma organização nem sempre é um caminho fácil. Precisamos entender o conceito de liderança. E o livro traz de maneira clara de que líder é capacidade de influenciar (não obrigar) as pessoas para caminharem para um exercício ao bem comum.


É identificar lacunas, propor soluções e motivar a alcançar objetivos. Temos aqui um caminho de base firme para a política. Com isso, político é aquele que busca vivenciar, motivar, propor, solucionar situações que beneficiem a todos. E o bom líder sempre o fará pelo EXEMPLO. Se não for assim, macula a essência do conceito de política.

6 visualizações